domingo, 2 de maio de 2021

TIPOS E APLICAÇÕES DE BIOTECNOLOGIA


 

A biotecnologia possui diversos tipos e cada um deles tem sua aplicação específica. A partir dela é possível desenvolver produtos e soluções em áreas como medicina, agricultura, pecuária, alimentação, bioenergia, indústria química, eletrônica, dentre outras.

Existem, atualmente, dez diferentes tipos de biotecnologia e eles são classificados por cores. Listamos abaixo quais são eles e suas respectivas aplicações.

Biotecnologia Vermelha: Este tipo de biotecnologia está relacionado ao ramo de medicina, tanto humana quanto animal. Ela tem esta cor como uma referência ao sangue e é a maior dentre as demais segmentações. Tudo aquilo que tem como objetivo melhorar a saúde das pessoas e dos animais, em biotecnologia, está nesta classificação. Suas áreas de aplicação são a produção e o desenvolvimento de vacinas, medicações, métodos de diagnóstico, terapias gênicas, órteses e próteses, equipamentos médicos, reprodução artificial, dentre muitos outros.

Biotecnologia Branca: É o ramo que aplica a biotecnologia em processos industriais. O principal objetivo desta área é melhorar a sustentabilidade e a eficiência nos processos de fabricação. Pode ser utilizada na produção de alimentos, biocombustíveis, cosméticos e até mesmo para vacinas.

Biotecnologia Cinza: Esta classificação de biotecnologia é para sua aplicação em áreas ambientais. Além de buscar soluções para cuidar e preservar o solo, a flora e as águas, ela pesquisa novas formas de reaproveitamento de resíduos.

Biotecnologia Azul: É a pesquisa de biomas do fundo do mar, por isso a cor azul. A rica biodiversidade encontrada nos oceanos oferece oportunidades que podem ser aplicadas em outras áreas, como agricultura, alimentação, biocombustíveis, farmacêuticos, ambiental, entre outros.

Biotecnologia Marrom: Assim como a biotecnologia azul, a marrom se esforça para buscar soluções inovadora em formas de vida em locais inóspitos e pouco habitados. Nesta área, os ambientes explorados são os desertos. Sua aplicação prática é o desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas para suportar a seca, técnicas para agricultura em locais áridos e ainda o uso racional de água.

Biotecnologia Amarela: Ramo mais antigo da biotecnologia, esta é a classe voltada para a alimentação e nutrição. Ela pesquisa formas de desenvolver alimentos que sejam mais nutritivos e promovam a saúde ou que não causem alergia ou intolerâncias.

Biotecnologia Dourada: Este é o tipo de biotecnologia voltada para bioinformática e nanotecnologia. A função dela é pesquisar e desenvolver programas, algoritmos e equipamentos para a análise de dados biológicos, além de fabricar biossensores e demais dispositivos que podem ser utilizados na biotecnologia.

Biotecnologia Verde: Responsável pela agricultura. Nutrir e fertilizar as plantações e combater pragas e fenômenos climatológicos são exemplos da sua aplicação, que ainda pode ser estender à criação de novas variedades de plantas e à clonagem de vegetais. Os alimentos transgênicos são produzidos a partir dela.

Biotecnologia Roxa: Responsável pelas discussões éticas, morais, de regulamentação e de propriedade intelectual. Esta área se envolve com todas as demais.

Biotecnologia Laranja: Este é o setor responsável pelo ensino e pela disseminação da biotecnologia. Ela desenvolve materiais e estratégias educacionais para levar informações sobre a biotecnologia para o maior número de pessoas.

Biotecnologia Preta: É a área que investiga o desenvolvimento de armas biológicas e o fomento do bioterrorismo. Não podemos ignorar este setor pois, se mal utilizada, a biotecnologia pode ser um grave risco.

 

 Fonte:

https://biotechtown.com/blog/o-que-e-biotecnologia/