terça-feira, 23 de março de 2021

A ORIGEM DA VIDA

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre a ancestralidade comum de todos os seres vivos, anteriormente conceituamos a VIDA, entendemos a diferença entre vida e vivo.

Os cientistas dedicam em esforços para conhecer cada vez mais a origem de tudo que conhecemos, sabemos que planeta que habitamos surgiu a cerca 4,5 bilhões de anos , mas ávida surgiu bem mais tarde , na verdade alguns bilhões de anos depois da formação do planeta Terra.

Acredita-se que surgiram varias primeiras formas de vida na Terra, mas o esforço agora é identificar a primeira forma que originou e desenvolveu todas as formas de vida que conhecemos.

 A seguir temos dois fragmentos de texto que explicam a ideia do ancestral comum dos seres vivos.

 

Origem da vida: o que é LUCA, o antepassado comum dos seres vivos que habitam a Terra.

 

E se pudéssemos fazer a árvore genealógica de toda a vida na Terra?

 

Imagine que essa árvore seja grande o suficiente para que consigamos identificar o momento em que todas as espécies que hoje habitam o planeta - animais, plantas, bactérias - se originaram.




Quando a Terra se formou, há cerca de 4,6 bilhões, de anos não havia vida - ela apareceu alguns milhões de anos depois, na água.

LUCA não foi a primeira forma de vida que surgiu no planeta, mas aquela a partir da qual se desenvolveram os organismos que hoje conhecemos.

 

O nome vem da sigla em inglês Last Universal Common Ancestor, que se traduz como Último Ancestral Comum Universal e vem de um conceito que aparecia já na teoria da evolução de Darwin.

 

Fragmento do texto da BBC, texto integral: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47283064

Teoria LUCA

Em 1984, o biólogo evolucionista Jim Lake (Universidade da Califórnia, em Los Angeles) propôs uma árvore de dois domínios.

Ela começou com LUCA para depois se ramificar em bactéria e archea. Mais adiante, surgiriam as eukaryotas.

Décadas depois, essa teoria ganhou força pelas mãos do biologista molecular William Martin, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

O dois biólogos publicaram na Nature Microbiology em 2016 um estudo do sequenciamento de genes em arqueas presentes nos ventos termais marítimos cujas condições de vida estariam mais próximas da ancestral LUCA .

Eucariota

Mais complexo e evoluído, ele surgiu depois do procarioto.

Uma de suas principais características é uma região denominada núcleo, onde está o DNA, uma molécula linear bem maior e mais complexa do que em procariotos. Possui várias funções específicas comandadas por organelas. Exemplo: mitocôndrias e cloroplastos.

Modelos de eucarioto:

  • Algas;
  • Fungos;
  • Protistas;
  • Plantas;
  • Animais.
TIPOS DE CÉLULAS





Procariota 

Ser vivo estruturalmente mais simples, pois não possui organelas com membranas.

O material genético é processado diretamente no citoplasma; portanto, a replicação e a síntese de RNA e de proteínas ocorrem no mesmo local 7.

O seu DNA é um cromossomo pequeno, condensado e circular chamado nucleoide. Vários procariotos possuem um DNA extracromossomial denominado plasmídeo. Eles utilizam a membrana plasmática para gerar energia.

Modelos de procarioto:

  • Bactéria;
  • Arquea.

Domínios eukarya, bactéria e archaea

Na evolução do planeta, os eucariotos surgiram há 2 bilhões de anos depois do aumento do oxigênio no planeta com o surgimento de micro-organismos aeróbios. Esse surgimento ocorreu pela incorporação  de uma bactéria que realizava o metabolismo aeróbio, dando origem à mitocôndria nas células animais. Nas plantas, houve a endossimbiose de uma cianobactéria fotossintética.

 

Fragmento do texto Estácio , texto integral: http://estacio.webaula.com.br/cursos/go0070/aula2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário